Backup, o Que é e Como Fazer?

Backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos no computador ou na nuvem. O motivo pelo qual o fazemos é para caso ocorra uma perda de arquivos originais nós possamos resgata-los de um backup que estava os mantendo seguros. Confira as diversas opções de como fazer esta cópia. 

Backup no computador

Uma das formas mais simples e rápidas de fazer um backup é com mídia física, gravando os dados em CD, DVD e Blu-ray. Para isso, o Windows oferece diversos programas de gravação que permite ao usuário salvar seus arquivos com segurança. Esses dispositivos são baratos e se usados para fazer uma cópia de segurança de arquivos sigilosos podem ser guardados em lugares seguros, como um cofre. Porém, dependendo da quantidade de arquivos, será necessário vários CDs, DVDs e Blu-rays para fazer o backup completo, o que complicará o controle e organização de todos eles. Além disso, essas mídias podem ser corrompidas ao longo do tempo. O ideal é etiquetar os CDs gravados.

Através do pendrive

Já o pendrive é um dispositivo mais versátil que também pode ser usado para guardar uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador. A ferramenta permite o fácil manuseio dos arquivos, podendo levá-los consigo para qualquer lugar. Porém, se o backup reunir um número grande de dados, será preciso um pendrive com grande capacidade de armazenamento ou mais de um dispositivo.

HD externo pode ser uma boa opção 

Outra forma bem simples é fazer backup dos arquivos com um HD externo. Este, geralmente, possui um grande espaço de armazenamento, pode ser guardado em um cofre e também se conecta facilmente ao computador.

Arquivos na nuvem

Atualmente, existem diversos serviços online que permitem o armazenamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive, Dropbox e SkyDrive – todos contam com planos gratuitos. Já os usuários do Mac podem usar também o iCloud – que também possui um plano grátis – para manter uma cópia de segurança de seus dados. Todos permite acessar os dados online, sem precisar de mídia física.

Fazer backups usando estes serviços permite não só manter os arquivos salvos com segurança, como também ter maior facilidade na hora de acessá-los em qualquer outro computador ou dispositivo móvel como tablets e celulares. Com o recurso de nuvem, é possível fazer a cópia de segurança tanto de documentos, fotos e vídeos salvos no computador, quanto nos smartphones ou tablets. 

Backup em dispositivos móveis 

Usuários de smartphones e tablets, também podem usar aplicativos para fazer backup de suas fotos, vídeos e outros documentos salvos em dispositivos móveis, como o SMS Backup. O aplicativo disponível para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Para iOS (iPhone), há o iCloud e o iTunes.

Verifique seus arquivos após fazer o backup

Antes de usar qualquer cópia de segurança, é importante verificar se nenhum dos arquivos salvos estão corrompidos, o tempo, humidade e outros fatores podem prejudicar mídias físicas. Para isso é importante realizar testes periódicos para verificar se os dados estão gravados de forma perfeita.

Antes e gravar também é interessante checar se tudo o que você deseja guardar está em perfeito estado para não ter uma surpresa desagradável meses depois, quando for consultar os mesmos dados.

FONTE: http://www.techtudo.com.br

About the Author: admin