Como Converter Arquivos em PDF

 

O formato PDF é sem dúvida um dos mais usados, sendo mais fácil a impressão e a compatibilidade com versões de Programas e Sistemas. Por isso estamos sempre buscando meios de transformar nossos arquivos em PDF então nós trazemos umas série de dicas para você fazer isso muito mais rápido e prático. Veja o post até o fim e confira nossa Dica de Ouro criada especialmente da Fattorial para você.

  • Online

Free PDF Converter

Se você não quer instalar nada no computador, uma boa dica é usar os conversores online, que não requerem nenhuma instalação no computador. Para isso, vamos usar o Free PDF Converter, que realiza a tarefa rapidamente.  

Para transformar para PDF, acesse o site e escolha na sua pasta de trabalho o arquivo de sua preferência. O site aceita que você converta não apenas documentos do Word, mas também planilhas Excel e apresentações em PowerPoint, mantendo a diagramação prévia.

Encontre o arquivo nas pastas do sistema

Você é capaz ainda de converter páginas da web, inserindo a URL ao selecionar esta opção logo abaixo da caixa com o caminho do arquivo no computador. Caso queira, o PDF Converter transforma vários arquivos de uma só vez, bastando compactar o conteúdo com programas do gênero.

A seguir, preencha seu endereço de email, para que você receba a notificação de conclusão do processo, além dos seus arquivos já em formato PDF. Clique em “Attach files to e-mail” para que os arquivos originais também sejam enviados por email e finalize o processo em “Convert Your File”.

Preencha seu email

Na lateral da página você também consegue seguir o caminho inverso, transformando o PDF em arquivos Word, Excel e RichText (RTF), além de extrair imagens JPG e PNG. Siga os mesmos passos, inserindo a senha do PDF (caso este possua).

A única limitação do Free PDF Converter é que você deve esperar 30 minutos para fazer a transformação de um novo arquivo, limitando as tarefas para que o sistema não entre em colapso.

CometDocs

Outra opção útil para quem precisa converter os arquivos sem instalar nada no computador é o CometDocs, que traz uma interface um pouco mais caprichada, porém segue o mesmo estilo do Free PDF Converter.

Para converter, acesse o site e clique em “Browse” para escolher o arquivo que pretende transformar para o formato PDF.

Busque pelo arquivo no computador

A seguir, escolha a opção “PDF Create”, a primeira que aparece na listagem. Isso porque o CometDocs também mostra as opções de comparação de arquivos e faz uma varredura total nas informações do arquivo, caso você precise dessas duas tarefas.

O último passo é preencher seu email e selecionar “Send”, para que ele seja enviado rapidamente para o endereço fornecido. Ele ficará disponível por 24 horas pelo link enviado, o ou seja, você pode enviar o endereço do download para amigos sem maiores problemas.

Escolha o formato e envie por email

Acesse o site e clique na seta verde e branca para baixar o arquivo. O CometDocs permite que você crie um cadastro no site para gerenciar os downloads e manter o conteúdo disponível por mais tempo, entretanto, ele não é obrigatório.

A direção inversa também funciona para o CometDocs. Acessando o site, você pode escolher arquivos em PDF para transformar não apenas em Word, mas também para Excel, TXT, HTML, BMP, GIF, planilhas e apresentações do BrOffice e até mesmo para os formatos de AutoCad, o DWG e DXF.

Converta de PDF para Word e diversos outros formatos

Caso você ainda procure por outra opção simples, porém com um imenso suporte a formatos e com a marca Neevia, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicativos para PDF, a alternativa é o Document Converter Express. Ele permite a criação de marca d’água e segurança por criptografia, opções extras em relação aos outros dois.

  • Para instalar

PDF 955

Agora, se você busca por um programa para instalar no computador, podendo converter os arquivos em qualquer momento, uma ótima alternativa é o PDF 955. Ele cria uma nova impressora na sua lista, portanto você facilmente pode enviar o arquivo que está editando para ser transformado diretamente no Word.

Ao baixar o programa, ele pedirá que você instale também o PDF Converter, um sistema que permite a conversão dos arquivos pelo PDF 955. Clique aqui para baixá-lo e siga as instruções de instalação normalmente, até que elas sejam concluídas. A seguir, baixe o PDF 955 e instale-o, para que ele crie o drive necessário na sua lista de impressoras ativas.

Selecione a opção de impressão

Para converter os arquivos do Word, abra o texto e clique em “Imprimir”, como se você fosse, de fato, enviar para o papel as informações ali contidas. Na lista de nomes, você verá a PDF955, a impressora virtual que deve ser selecionada para dar continuidade ao processo de transformação.

Clicando em “OK”, uma janela se abre para salvar o arquivo no sistema. Escolha o local e o nome do novo arquivo e salve-o, criando assim o PDF desejado. Por ser gratuito, o programa permite que, ao final da conversão, propagandas sejam visualizadas, o que suporta o projeto. Aguarde alguns segundos e feche as novas abas para completar o processo.

Selecione a impressora do PDF955

A criação de impressoras virtuais não é uma exclusividade do PDF 955. Programas como o PDF24, PrimoPDF, CutePDF Writer ou o PDFCreator são igualmente rápidos e funcionam basicamente da mesma forma, enviando o arquivo para “impressão”. Entretanto, programas do gênero não fazem o trabalho inverso, ou seja, nada de PDF para outros formatos.

Save as PDF

Se você busca uma opção mais simples, leve e que não precise de nenhuma impressora virtual para funcionar, o Save as PDF é uma boa alternativa. Ele nada mais é do que um complemento para todo o pacote Office (a partir da versão 2007).

Para converter, instale o programa e abra qualquer arquivo que deseja converter tanto para PDF quanto para XML. Clique em “Salvar como” e escolha a opção PDF ou XPS, selecionando o local para a gravação e o formato de sua preferência.

Opção para salvar os arquivos diretamente no Word

Se seu computador conta com software original do Windows e passa por atualizações regulares, essa opção já deve existir, sem que seja necessário baixar nada para isso.

Além dessas opções já citadas, vale a pena conferir o Free PDF to Word Converter, PDF to Word BETA e o PDF2Word para realizar a operação inversa, convertendo os arquivos em PDF diretamente para o Word.

 

  • DICA DE OURO

Essa dica é para você que está trabalhando com o Word, transforme o arquivo em PDF pelo próprio programa do Word clicando em “salvar como” no menu “Arquivo”, em seguida escolha a pasta onde vai salvar o arquivo e depois de aberta uma janela clique em “tipo” e selecione “PDF” e por fim em “salvar”. Dessa forma, se a intenção é levar um arquivo do word para imprimir em um outro computador que não seja o seu de uso rotineiro, você evitará incompatibilidades de versões do Word e ainda que seu arquivo fique distorcido em outro PC, além de deixa-lo protegido contra Edições de terceiros. 

 

FONTE: Tecmundo

About the Author: admin